Economia

FIDA financia 113 mil famílias

Um total de 113 mil famílias camponesas distribuídas em sete províncias do país vão beneficiar, até 2019, de financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura (FIDA), anunciou quinta-feira, em Mbanza Kongo, província do Zaire, o consultor para o desenvolvimento rural da organização, David Kahan.

Famílias camponesas vão ter apoio internacional
Fotografia: Santos Pedro | Edições Novembro

Em declarações à imprensa, na localidade do Toba, 15 quilómetros a sul da cidade de Mbanza Kongo, o responsável da FIDA explicou que para a implementação do projecto agrícola foram, numa primeira fase, contempladas as províncias do Zaire, Uíge, Cuanza- Norte, Bengo, Cunene, Huíla e Namibe.
Actualmente, disse, os técnicos do FIDA em parceria com o Ministério da Agricultura e Florestas realizam visitas de campo ao interior do país para identificar as potenciais áreas para a implementação do projecto.
De acordo com David Kahan, que não avançou montantes para financiar o projecto,  a intenção é potenciar as famílias camponesas que praticam agricultura de subsistência, atendendo às rápidas transformações do ambiente nos últimos tempos.
“O ambiente está a transformar-se rapidamente, nos últimos tempos, daí a necessidade de mudar o sistema agrícola. Estamos aqui para explorar o potencial das oportunidades e as áreas técnicas onde devemos concentrar as nossas atenções para a implementação do projecto”, afirmou.
O vice-governador para o Sector Político, Social e Económico, António Félix Kialungila, agradeceu a iniciativa do Ministério da Agricultura e Florestas de incluir a província do Zaire nesta primeira fase do projecto.
Sem mencionar quais, o vice-governador do Zaire disse que o projecto vai ser implementado em três municípios da região que apresentam índices elevados de pobreza no seio das famílias.
Apontou a falta de meios para uma agricultura mecanizada como uma das grandes dificuldades com que as famílias agrícolas na região se debatem para saírem da agricultura de subsistência.
O FIDA tem a sua sede em Roma, Itália.

Tempo

Multimédia