Economia

General Electric cumpre contrato com o Governo

Madalena José

O fabricante norte-americano do sector automotivo General Electric (GE) forneceu a Angola 79 das cem locomotivas GE C30ACi encomendadas à luz de um contrato assinado pelo Governo em Março de 2015, anunciou ontem a companhia, num comunicado ao qual o Jornal de Angola teve acesso.

Dois terços da encomenda de locomotivas foram entregues
Fotografia: DR

A  GE declara no documento que as restantes 21 estão prontas e em vias de serem enviadas para Angola, onde a companhia considera que permitem o transporte de pessoas e bens para as regiões rurais nas quais ocorre grande parte da produção agropecuária do país, dando vitalidade à economia.
As cem locomotivas começaram a chegar em 2017, introduzindo as premissas para a modernização dos equipamentos das empresas angolanas dos caminhos-de-ferro.
As operações da GE incluem um contrato para o aumento da potência da rede eléctrica, num investimento de mil milhões de dólares, e outras nos sectores do petróleo e gás e saúde.

Novo presidente
Em Março, a GE colocou Wilson Costa como presidente da Comissão Executiva da companhia em Angola, onde promete prestar atenção aos planos do Governo de expandir a produção e distribuição de energia.
O novo líder da GE no país é formado em Engenharia Mecânica pelo York College of Pennsylvania e possui um MBA pela Universidade de Liverpool. Ingressou na companhia em 2011, como coun-try manager (Angola), uma função em que trabalhou para o desenvolvimento de negócios bilaterais.
Wilson da Costa substituiu David Viela, que ocupava o cargo desde 2015 e que antes foi engenheiro de campo, gestor de contas, director regional e presidente da Comissão Executiva da petrolífera Schlumberger em Angola.

Tempo

Multimédia