Economia

Introdução do Asycuda facilita o desembaraço

Natacha Roberto

A Delegação Aduaneira do Luau, Moxico, conta com o sistema Asycuda World, um ambiente digital que facilita o comércio e o trânsito internacional de mercadorias entre Angola e a República Democrática do Congo (RDC), através do corredor do Lobito, soube ontem o Jornal de Angola em Luanda.

Fotografia: Dr

O chefe do Departamento Administrativo da Delegação Aduaneira do Luau, Amândio Cawoyongo, afirmou, segunda-feira, que o novo sistema vai ajudar a reduzir o tempo de desembaraço aduaneiro e simplificar os processos de circulação de papéis e cargas sujeitas à tratamento aduaneiro.
“Doravante, estes processos vão ser manifestados e submetidos a despacho unicamente no sistema Asycuda World”, disse o chefe de Departamento. Amândio Cawoyongo considerou importante que as empresas e o público se adaptem às mudanças e à nova dinâmica do comércio internacional transfronteiriço. />O Asycuda Word permite a gestão de todo o processo de desalfandegamento de forma célere e integrada, admitindo que os demais intervenientes na cadeia do comércio internacional insiram os dados das mercadorias sujeitas ao tratamento aduaneiro directamente do sistema.
O acto de lançamento do sistema contou com a participação do administrador adjunto para a área orçamental e económica do município do Luau, Ilídio Cameia, de gestores da Sétima Região Tributária, membros da Administração local e representantes dos Órgãos de Segurança e Ordem Interna.

Tempo

Multimédia