Economia

Investimento externo regista 306 propostas em quase dois anos

Adérito Veloso

A Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) registou, desde 2018, cerca de 306 propostas de investimento privado, sendo que este ano, se comparado com o ano passado, houve uma quebra de até 40 por cento.

Presidente do Conselho de Administração da AIPEX, António Henriques da Silva.
Fotografia: DR

Em declarações à imprensa, em Luanda, o presidente do Conselho de Administração da AIPEX, António Henriques da Silva, disse que apesar desta queda, provocada pela actual conjuntura mundial, ainda assim, a instituição vocacionada para a atracção do investimento privado tem aproveitado ao máximo as plataformas existentes para desenvolver a sua actividade.

“Do ponto de vista da nossa capacidade de interacção com os potenciais interlocutores ou promotores de projectos houve um aumento. Com a intervenção das videoconferências, num mesmo mo-mento, podemos falar com dezenas ou centenas de interlocutores”, apontou.

Mais empreendedorismo

O gestor considera a actividade das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) como importante, no actual contexto em que o crescimento da economia está afectado pela pandemia da Covid-19. Destacou que as empresas ligadas às plataformas digitais têm tido, nesta fase, resultados financeiros de grande realce, transformando os seus negócios em activos reais.

Para ele, as empresas são a fonte da criação do emprego e sustentabilidade do empre-endedorismo, daí que têm de ter a capacidade de se adaptar às situações adversas do mercado e do ambiente de negócios. Neste contexto, defende o fortalecimento da economia forma e informal, bem como a criação de cooperativas agro-pecuárias.

Quanto às oportunidades, António Henriques da Silva destaca como premissas para o desenvolvimento económico, o financiamento interno, atracção de investimento externo, bem como a criação de parcerias. A AIPEX tem como objectivo promover as exportações, captação de investimento privado, registo de propostas de investimento, apoio institucional e acompanhamento da execução dos projectos de investimento e internacionalização das empresas angolanas.

Tempo

Multimédia