Economia

Produção de açúcar em grande escala

Dionísio David| Calueque

A empresa japonesa Marubeni Corporation, a operar em Angola, está a criar as condições técnicas e financeiras para o lançamento a partir deste ano de um projecto de produção de cana-de-açúcar em grande escala para fins industriais.

Projecto de produção de cana-de-açúcar em grande escala para fins industriais
Fotografia: JA

A informação foi prestada em Calueque, no Cunene, pelo representante em Angola da empresa, o Nacashima Nakata, durante a apresentação do projecto às autoridades locais.
Nacashima Nakata salientou que a sua empresa está a trabalhar com o Ministério da Indústria em diferentes projectos a ser lançados em várias províncias, com destaque para a produção de cana-de-açúcar no Cunene.
A par do cultivo de cana-de-açúcar num espaço de 75 mil hectares, vai ser instalada uma fábrica de transformação do produto em açúcar e etanol.
Sem revelar o valor do investimento, Nakata garantiu que numa primeira fase os campos vão produzir por ano perto de 15 mil toneladas de cana-de-açúcar, 315 mil toneladas de açúcar e 30 milhões de litros de etanol. Pela sua dimensão, acrescentou, o projecto vai ter um impacto positivo no seio das comunidades pelo facto de poder proporcionar 12 mil postos de trabalho a jovens, sendo nove mil directos. O número de empregados vai ser distribuído pela plantação da cana-de-açucar e pela fábrica de transformação.
Nacashima Nakata lembrou que depois de vários anos sem produção de cana-de-açúcar devido à guerra, este projecto pode ser a resposta às 1.600 toneladas de açúcar que o país importa anualmente.
A Marubeni Corporation é uma empresa no campo da produção de cana-de-açúcar e energias renováveis com mais de 50 anos de experiência no mercado mundial.

Tempo

Multimédia