Economia

Mais de 1 milhão de turistas já visitaram o país este ano

O Ministério do Turismo registou, no primeiro semestre, um milhão e 400 mil turistas nacionais e estrangeiros em todo o país, anunciou quinta-feira o secretário de Estado do Turismo, José Alves Primo.

Secretário de Estado do Turismo afirmou que o número superou todas as expectativas
Fotografia: Nilo Mateus | Edições Novembro


O responsável, que falava na abertura da Bolsa de Turismo da Huíla, referiu que o número superou as expectativas, atendendo ao facto do sector registar um crescimento contínuo e sustentável, com a previsão de atingir, até final do ano, dois milhões de turistas.
Com potencial para gerar 0 por cento de empregos a nível mundial, o sector do Turismo está inserido no Plano Nacional de Desenvolvimento 2018-2022.
Referiu que a posição de Angola (134º), no universo de 140 países, não deve desanimar, mas deve constituir uma oportunidade para criar condições para atrair investimentos e mais turistas.
A Associação de Promotores e Operadores de Turismo (HOTOUR) da Huíla elegeu seis roteiros turísticos para o “Invest Huíla”, com realce para as rotas dos Fundadores, da Cascata e da Serra da Leba.
Nos roteiros entram, ainda, o Ludovice, a Fenda do Bimbe e as Missões, itinerários que englobam no total 32 locais turísticos, entre sítios históricos, paisagens naturais e arquitectónicas.
De acordo com o presidente da HOTOUR, João Lopes, que falava à Angop, à margem da Bolsa do Turismo da Huíla, enquadrada no Invest Huíla, os roteiros vão permitir a inclusão das comunidades no processo.
O Centro histórico da cidade do Lubango, o Complexo da Senhora do Monte, a Cascata da Tundavala, a Serra da Leba, Barragem das Neves, a Quihita e o Tchivinguiro, também fazem parte do roteiro.

Tempo

Multimédia