Economia

MCX Express permite pagar por telemóvel

A Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) procede na próxima quarta-feira, em Luanda, ao lançamento de um novo canal interbancário de pagamentos, designado Multicaixa (MCX Express).

O MCX é o novo canal interbancário de pagamentos disponibilizados pela EMIS
Fotografia: Edições Novembro

Em nota de imprensa, a empresa refere que a inovadora aplicação oferece uma solução para pagamentos, consultas, levantamentos e transferências, através do telemóvel, o que permite ter o multicaixa sempre à mão.
O Multicaixa Express é o novo canal interbancário de pagamentos disponibilizados pela EMIS mediante associação de vários cartões multicaixa ao número de telemóvel e que ambiciona vir a ser o mais importante veículo impulsionador da bancarização e da massificação dos pagamentos electrónicos.
No documento citado pela Angop, a Empresa Interbancária de Serviços diz que com o novo sistema é possível fazer o pagamento de vários serviços como carregar o telemóvel, pagar facturas, subscrição de televisão e Internet, comprar bilhetes de avião, recargas de energia, ao mesmo tempo que permite consultar saldos e movimentos, fazer transferências e pedidos de levantamento sem cartão.
Para aceder ao canal Multicaica Expess, refere o documento, é necessário fazer previamente a associação de cada cartão multicaixa ao número do telemóvel, utilizando para o efeito os Caixas Automáticos (CA) da Rede Multicaixa.
De seguida, descarregar a aplicação MCX Express na Play Story ou Apple Store e depois entrar na aplicação com os dados obtidos no CA e na mensagem SMS recebida.
O MCX Express irá proporcionar maior conveniência e comodidade aos clientes bancários e, no futuro, oferecerá ainda formas inovadoras de fazer pagamentos electrónicos.
Nesse sentido, o MCX Express será o veículo utilizado para dinamizar o comércio electrónico em Angola, na medida em que irá viabilizar, dentro de alguns meses, o pagamento com cartão de débito multicaixa de compras feitas na Internet.

Tempo

Multimédia