Economia

Medidas de apoio à produção em debate

Arão Martins | Lubango

O Lubango acolhe na manhã de hoje uma palestra sobre as “Medidas de apoio ao aumento da produção nacional”, que replica uma conferência subordinada ao mesmo tema que, na semana passada, juntou em Luanda 18 ministros e 600 outros representantes institucionais.

Fotografia: DR

O Jornal de Angola apurou que os debates ocorrem em dois painéis, o primeiro  aborda a melhoria do ambiente de negócios e a concorrência, sob responsabilidade do Ministério das Finanças.
O Ministério da Justiça e Direitos Humanos conduz as discussões sobre a “Abertura de empresas e registo de propriedades”, “Resolução de insolvências”, “Cumprimento de contratos e reformas da Justiça”.
“A obtenção do alvará comercial” e “Simplificação dos procedimentos do comércio entre fronteiras”, são outros assuntos constantes do programa a ser dirigido por quadros do Ministério do Comercio.
Ao Ministério do Ordenamento do Território e Habitação cabe a abordagem do tema “O processo de concessão de terrenos”, enquanto o “Acesso à electricidade e água”, “A melhoria dos acessos rodoviários e obtenção de licenças ambientais” e “Análises laboratoriais” são temas abordados no encontro pelos ministérios da Energia e Águas, Obras Públicas, Ambiente e da Saúde.
Durante o encontro são abordados temas sobre o apoio ao aumento da competitividade da produção nacional e medidas específicas dos sectores da Agricultura e Florestas, Turismo, Indústria, Recursos Minerais e Petróleos, bem como o acesso ao crédito.
Participam da palestra empresários, directores de gabinetes provinciais de diversos órgãos ministeriais, responsáveis de departamentos provinciais, empreendedores e docentes universitários.

Tempo

Multimédia