Economia

Namibe já produziu toneladas de cereais

Trinta e cinco mil toneladas de produtos diversos foram colhidas, no primeiro semestre do ano em curso, pelos camponeses dos cinco municípios da província do Namibe, numa extensão de 7.533 hectares.

País já regista um forte incremento na produção agrícola
Fotografia: Edmundo Eucilio |Edições Novembro

Dos produtos colhidos constam cereais, como massango, massambala e milho, raízes e tubérculos (batata e mandioca), hortícolas (tomate, cebola, repolho, couve, beringela, pimenta, cenoura, quiabo, pimenta, alface e gimboa), frutas (laranja, maça, goiaba e tangerina) e algumas leguminosas.
O director do Gabinete Provincial da Agricultura e Desenvolvimento Florestal, Gabriel Félix, salientou que, no período homólogo, os camponeses colheram 24.489 toneladas de produtos diversos. “O aumento desta safra é fruto do empenho dos camponeses e da regularidade das chuvas”, disse.
A campanha contou com o envolvimento de 32.489 famílias, inseridas nos 15 pólos de desenvolvimento agrícola dos municípios do Virei, Moçamedes, Kamucuio, Tômbwa e Bibala.
O responsável afirmou que, no âmbito das disponibilidades financeiras do sector e do Governo da província, 15 pólos de desenvolvimento agrícola, espalhados nos cinco municípios da província, têm recebido alguns meios de trabalho e sementes para o aumento da produção.

Tempo

Multimédia