Economia

Nova nota de 500 kwanzas começa a circular hoje

A nova nota de 500 kwanzas começa a circular hoje, segundo o calendário de injecção gradual ao mercado da “Nova Família do Kwanza - Série 2020” previsto pelo Banco Nacional de Angola.

Fotografia: DR

Na recente entrevista que concedeu ao Jornal de Angola, o director do departamento de Meio Circulante do banco central, Sebastião Banganga, confirmou a data e garantiu disponibilidade da mesma nos bancos comerciais, delegações regionais e entidades afins.

Sebastião Banganga diz não haver razões para receios nem pressões, pois as notas novas vão coabitar com as antigas e a quantidade a injectar dependerá da procura do mercado. “Não podemos precisar qual a quantidade de notas a introduzir. O certo é que as notas existem e são suficientes para gradualmente ir-se introduzindo no circuito. Esta medida visa travar quaisquer tendências de inflacção”, explicou.

Todavia, tratando-se de 17 de Setembro, dia de feriado nacional, em que se comemora o “Dia do Herói Nacional”, os Terminais Automáticos (ATM), vulgo Multicaixas, devem ser os meios em que as notas deverão estar disponíveis, retomando nos dias seguintes os canais normais.

Tempo

Multimédia