Economia

Novo supermercado nasce na Lunda-Sul

Kamuanga Júlia | Saurimo

A rede comercial da cidade de Saurimo, capital da Lunda-Sul, foi alargada, com a entrada em funcionamento ontem de um novo supermercado, inaugurado pelo governador da província, Ernesto Kiteculo.

Fotografia: Jaimagens

O supermercado “Nossa Casa” foi construído em 12 meses, numa área de 7.000 metros quadrados, no bairro Agostinho Neto, arredores da cidade
de Saurimo.
O investimento gerou 55 postos de trabalho.
Depois de visitar as principais áreas de serviço, o governador Ernesto Kiteculo considerou que a entrada em funcionamento do supermercado vai aumentar a oferta de produtos na província.
Aos investidores, o governante deixou elogios, mas também recomendações para os cuidados a ter com os consumidores, sobretudo na colocação  de rótulos, preservação de produtos e no respeito às datas de caducidade dos produtos.
O governador exortou, ainda, o Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Inadec) e o Serviço de Investigação Criminal a intensificarem a fiscalização, para se garantir a ordem no sector comercial.
Com o novo supermercado, a  província da Lunda-Sul passa a contar com 1.486 estabelecimentos, sendo 48 vocacionados para o comércio a grosso, 750 para venda à retalho, 156 para prestação de serviços e 532 precários. No global, a rede comercial assegura perto de 3.000 postos de trabalho. O supermercado “Nossa Casa” é um investimento da  Noble Group SA,  um conglomerado “multi-business” de origem indiana, que investe em Africa desde a década de 90.

Tempo

Multimédia