Economia

OPEP e aliados reúnem-se para defender preços

A OPEP e os dez aliados vão reunir-se na segunda-feira para tentar alcançar uma resposta ao colapso das cotações do petróleo associadas à pandemia da Covid-19, afirmou ontem fonte próxima da organização citada pela AFP.

Fotografia: DR

A Arábia Saudita, principal produtor do cartel, apelou na quinta-feira “a pedido dos Estados Unidos” para a realização de uma reunião “urgente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e de outros países, incluindo a Rússia, para alcançar um acordo equitativo para restabelecer o equilíbrio dos mercados petrolíferos”, segundo a agência oficial saudita APA.
Uma fonte russa citada pela agência pública Ria Novosti evocou 6 de Abril como data da reunião, referindo que esta visa debater uma redução da produção de 10 milhões de barris por dia.
Na quinta-feira, o Presidente norte-americano, Donald Trump, evocou um possível acordo entre a Arábia Saudita e a Rússia, envolvidas numa guerra de preços do petróleo para compensar uma contracção da procura provocada pela pandemia da Covid-19.

Tempo

Multimédia