Economia

PIP no Bengo conclui 52 dos 96 projectos previstos

Pedro Bica | Caxito

Um total 52 projectos a nível dos seis municípios, dos 96 aprovados e inseridos no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP), foi executado e concluído, até ao momento, pelo Governo Provincial do Bengo.

Fotografia: DR

A constatação foi feita há dias, em Caxito, durante um encontro que o vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Agostinho da Silva manteve com empreiteiros locais, para avaliar o andamento das obras. O valor global para os 96 projectos na província do Bengo está avaliado em 7.234.409.551, suportados na sua totalidade pelo Orçamento Geral do Estado Revisto do presente ano económico.

Durante o encontro, os participantes tomaram conhecimento que estão ainda 36 projectos em execução, seis por concluir, conformam o actual estado do programa de investimentos públicos na região.

 "Conhecidos os motivos da suspensão do programa, que têm a ver com o abrandamento das actividades económicas e produtivas em razão da Covid-19, o governo provincial instou nessa reunião as empresas construtoras a equilibrarem os níveis de execução física aos valores já alocados", conclui a nota da reunião.

Na ocasião, em declarações à imprensa, o governante garantiu, que tão logo estejam vencidos os motivos da suspensão, o programa retoma o curso de execução física normal. Dos projectos inseridos no PIP do Bengo, constam obras de continuidade que são as vias de comunicação, habitação social, água, educação e saúde, de exercícios económicos de anos anteriores.

Assim sendo, o Ambriz receberá do OGE 1, 03 mil milhões de kwanzas, o Bula Atumba, 1, 15 mil milhões, o Dande 1, 6 mil milhões, os Dembos, 1,06 mil milhões, o Nambuangongo, 941,5 milhões e o Pango Aluquém 1, 19 mil milhões de kwanzas.

O fomento da produção agrícola, a habitação, a construção e reabilitação de infra-estruturas rodoviárias e de edifícios públicos, a expansão do abastecimento de água, o acesso à energia eléctrica e a protecção da criança, são entre outros os programas a serem executados pelo governo. A rubrica de vários municípios do Bengo terá uma verba no valor de 10 milhões de kwanzas.

Tempo

Multimédia