Economia

Preços nos mercados em queda acentuada

O preço do saco de 25 quilos de arroz baixou, em um mês, de 8.500 para 4.800 kwanzas - menos 88 por cento - nos mercados informais de Oshamukuio e Alemanha, em Ondjiva, noticiou domingo a Angop.

Consumidores de Ondjiva vivem um bom momento
Fotografia: Kindala Manuel | Edições Novembro

A agência divulgou os resultados de uma pesquisa, na qual  é referida uma “aparatosa queda” dos preços da caixa de óleo de 12 litros, que de nove mil kwanzas, em Novembro, passou a custar 4.750 kwanzas, uma redução de 89 por cento.
A lista das quedas inclui o preço do saco de farinha de milho de 25 quilos, que de seis mil, está a 3.300 kwanzas (menos 81 por cento), lata de leite de 24 unidades, que caiu de sete mil para 5.500 (menos 27) e o da caixa de coxas de frango que passou de nove mil para 4.500 (menos cem por cento).
A Angop cita o comerciante Bartolomeu Romualdo a afirmar que a queda dos preços resulta  da actuação de uma equipa de inspecção para o combate à especulação e por um repentino fluxo de divisas que viabiliza as aquisições na Namíbia.
A consumidora Francisca Veríssimo considerou que o bom momento dos preços  no mercado de Ondjiva reflecte  o envolvimento do Executivo na melhoria das condições de vida das populações, através do aumento da oferta dos produtos essenciais.
“Os preços estavam muito além das minhas capacidades financeiras e era complicado diversificar a dieta alimentar da minha família. Quando havia arroz, frango, fuba, massa e óleo alimentar, faltava o peixe, a carne, o leite, o açúcar”, concluiu.

Tempo

Multimédia