Economia

Privatizações juntam Igape e investidores

A Comissão Nacional Interministerial para a Implementação do Programa de Privatizações (Propriv) reúne,hoje e amanhã, em Luanda, potenciais investidores para um seminário sobre a alienação de activos do Estado.

Líderes do Igape (à direita) numa deslocação a Benguela
Fotografia: Edições Novembro

Informações divulgadas pela Comissão indicam que o encontro é presidido pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica e Coordenador da Comissão Nacional Interministerial para a Implementação do Programa de Privatizações, Manuel Nunes Júnior, reunindo representantes de organismos internacionais como a Corporação Financeira Internacional (IFC), adstrita ao Banco Mundial, do sector financeiro, consultoras, associações empresariais, câmaras de comércio, entre outros.
Amanhã, a agenda está reservada a temas ligados à experiência mundial no domínio das privatizações e reforma do Estado, enquadramento legal e estratégico, privatização de empresas de referência, preparação e implementação, bem como o processo de privatização de empresas e activos públicos - modalidades e procedimentos de privatização e instrumentos.
A privatização de empresas ds Sonangol, caracterização e especificidades, plataforma tecnológica, daa room e leilão em bolsa, gestão da relação com partes interessadas, serviços de consultoria e outros são os temas agendados para o dia de amanhã.
Está em curso a liquidação de 63 empresas três das quais com comissões liquidatárias criadas pelos ministérios de tutela sectorial em que se inserem e duas em processo de dissolução.
O Instituto de Gestão de Activos e Participação do Estado (Igape) tem, no seu universo, cinco empresas em liquidação, que não se encontram formalmente extintas.
O universo de empresas em liquidação é constituído por quatro do sector da Agricultura e Florestas, seis do Comércio, dez da Construção e Obras Públicas, quatro de Recursos Minerais e Petróleos, 30 da Indústria, uma da Juventude e Desportos, sete das Pescas e Mar e uma dos Transportes.

Tempo

Multimédia