Economia

Prodesi: 54 produtos têm crédito nos bancos comerciais

Isaque Lourenço

Os 54 produtos alistados no Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI) do Governo já podem ser financiados pela banca angolana.

Produtos nacionais com prioridade absoluta nos programas de crédito da banca angolana
Fotografia: DR

Os bancos estavam obrigados a financiar, até Abril de 2019, 13 e, depois em Outubro do mesmo ano, só 17 fileiras da cadeia produtiva. Conduzido pelo Ministério da Economia e Planeamento (MEP), o Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI) inscreveu mais de 15 mil produtores nacionais, através do portal criado para o efeito. O crédito, aser concedido pelas instituições financeiras, destinava-se, exclusivamente, para a produção de bens essenciais que apresentam défices de oferta de produção nacional.

Deste modo, vão também, segundo o BNA, acelerar o ritmo do processo de diversificação da economia, estimando-se que mais de 500 novos projectos de pequenas e médias empresas possam ser financiados ao longo do exercício de 2020 em condições mais favoráveis. A diversificação da economia é determinante para reduzir a dependência excessiva do país da importação de bens e serviços, bem como para aumentar as fontes de receitas em moeda estrangeira e, dessa forma, assegurar a sustentabilidade das suas contas externas.

Conforme nota do BNA, os recentes desenvolvimentos na economia a nível mundial, especificamente a descida significativa do preço do petróleo e a pandemia da Covid-19, vêm apenas reforçar a importância e urgência de se alcançar esse objectivo.

Os 13 produtos

1. Avicultura de corte e Avicultura de Postura e produção de seus derivados; 2. Bovinicultura, caprinicultura, suinicultura e produção de seus derivados; 3. Cultura de arroz e produção de seus derivados; 4. Cultura de cana-de-açúcar e produção de seus derivados; 5. Cultura de feijão e produção de seus derivados; 6. Cultura de mandioca e produção de seus derivados; 7. Cultura de milho e produção de seus derivados; 8. Cultura de soja e produção de seus derivados; 9. Leite e produção de seus derivados; 10. Óleo alimentar; 11. Peixe e produção de seus derivados; 12. Sabão azul; 13. Sal comum.
Os 17 produtos

1. Avicultura de corte e avicultura de postura e produção de seus derivados; 2. Bovinicultura, caprinicultura, suinicultura e produção de seus derivados;3. Cultura de arroz e produção de seus derivados; 4. Cultura de cana-de-açúcar e produção de seus derivados; 5. Cultura de feijão e produção de seus derivados; 6. Cultura de raízes, tubérculos e produção de seus derivados; 7. Cultura de milho e produção de seus derivados; 8. Cultura de soja e produção de seus derivados; 9. Leite e produção de seus derivados; 10. Óleo alimentar; 11. Peixe e produção de seus derivados; 12. Sabão azul; 13. Sal comum; 14. Cultura de café e produção de seus derivados; 15. Cultura de madeira e produção de seus derivados; 16. Cultura de fruta tropical e produção de seus derivados; 17. Cultura de palmar e produção dos seus derivados.

Os 54 produtos

1. Açúcar; 2. Arroz corrente; 3. Carne seca de vaca; 4. Farinha de trigo; 5. Feijão; 6. Fuba de bombó; 7. Fuba de milho; 8. Leite; 9. Massa esparguete; 10. Óleo alimentar de soja; 11. Óleo de palma; 12. Sabão azul; 13. Sal comum; 14. Ovos; 15. Carne de frango; 16. Carne de cabrito; 17. Carne de porco; 18. Grão de milho; 19. Mandioca; 20. Batata-doce; 21. Batata rena; 22. Tomate; 23. Cebola; 24. Alho; 25. Cenoura; 26. Pimento; 27. Repolho; 28. Alface; 29. Banana; 30. Manga; 31. Abacaxi; 32. Tilapia (cacusso); 33. Carapau do Cunene; 34. Sardinella aurita (lambula); 35. Sardinella maderensis (palheta); 36. Óleo alimentar de girassol; 37. Óleo de amendoim; 38. Mel; 39. Varão de aço de construção (maior de 8mm); 40. Cimento; 41. Clínquer; 42. Cimento cola, argamassas, rebocos, gesso, e afins; 43. Vidro temperado, laminado, múltiplas camadas ou trabalhado de outras formas; 44. Embalagens de vidro para diversos fins; 45. Tinta para construção; 46. Guardanapos, papel higiénico, rolos de papel de cozinha; 47. Fraldas descartáveis; 48. Pensos higiénicos; 49. Detergente sólido (em pó); 50. Detergentes líquidos; 51. Lixívias;52. Cerveja; 53. Sumos e refrigerantes; 54. Água de mesa.

Tempo

Multimédia