Produção de carne já no próximo ano


15 de Março, 2017

Um projecto de criação de animais bovinos, caprinos e suínos vai ser desenvolvido em 2018, para a produção e comercialização de carne na região, uma iniciativa da fazenda Ebomex, em actividade na comuna do Lucusse, município do Moxico (sede), disse ontem o gerente da fezenda.

O projecto vai colocar quantidades aceitáveis de carne no mercado local, com padrões de higiene recomendável, de acordo com o gerente da Fazenda Paulo Golita. O projecto prevê igualmente, ainda este ano, um matadouro, além de capacitar técnicos nativos.
A fazenda existe há dois anos e já cultivou milho e feijão, numa área de 10 mil hectares, envolvendo 100 trabalhadores. Para o final da campanhaa, prevê colher duas toneladas e meia de cada produto. Paulo Golita lamentou ainda a falta de semeadores e máquinas para colheita como a principal dificuldade que enfrenta actualmente, estando, no momento, a usar métodos rudimentares.
“Solicitamos ajuda do Governo, sobretudo em máquinas de colheita, semeadores, charruas e alfaias agrícolas, para duplicar a produção em 2018, visto que não usamos adubos para aumentar a produção”, referiu.Um outro projecto de produção de laranjas, tangerinas e mangas, implantado numa área de cinco hectares, está em curso na fazenda agrícola de Sahulombo, comuna do Lucusse, município do Moxico. A ideia  é relançar a produção de frutas na região e gerar mas receitas.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA