Economia

Produção de Tripoli fica acima do milhão

A produção de petróleo da Líbia ultrapassou um milhão de barris por dia em Janeiro último, mantendo-se a este nível durante todo o mês pela primeira vez desde Julho de 2013, anunciou o site norte-americano “Jane Scape”.

Fotografia: DR

Citado por vários jornais líbios, “Jane Scape” indicou que a produção de petróleo na Líbia atingiu um milhão 83 mil barris por dia e um milhão 133 mil barris de líquidos de petróleo em Janeiro último. Em Dezembro a produção do crude da Líbia atingiu 962 mil barris por dia, segundo fontes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
A maioria dos campos petrolíferos na Líbia funcionou relativa e regularmente em Janeiro, sem uma forte diminuição dos níveis de produção, devido às condições meteorológicas e ou a ataques armados, segundo dados deste site norte-americano, incumbido de recolher informações e acompanhar questões sobre a energia.
Os dados evocam um aumento das exportações de petróleo à níveis recordes na Líbia em Janeiro, lê-se neste site, que frisa igualmente que a Líbia mostrou-se capaz de  manter os níveis de produção acima de um milhão de barris por dia e aumentá-lo também constantemente. Visto que a produção progrediu durante o ano transacto, a Líbia e a Nigéria decidiram fixar a sua produção em dois milhões 800 mil barris por dia para ambos, em conformidade com o acordo da OPEP e dos produtores externos, até ao fim deste ano.

Tempo

Multimédia