Economia

Proposta desistência do Porto do Dande

Jaquelino Figueiredo| Soyo

O director-geral do Instituto Marítimo e Portuário de Angola (IMPA), Nazareth Neto, declarou no Soyo que o projecto de construção do Porto da barra do Dande deve ser repensado, dando lugar a uma aposta na melhoria dos portos de Luanda, Namibe, Cabinda, Lobito, Soyo e Porto Amboim.

Fotografia: DR

“Hoje temos que repensar. Convém primeiro melhorar os seis portos que temos e depois é que vamos ver a necessidade de se construir outros”, referiu Nazareth Neto falando aos jornalistas à margem do Encontro Técnico do Subsector da Marinha Mercante e Portos, que terminou sábado, no Soyo.
O responsável reconheceu que os portos comerciais registam fracos rendimentos nos últimos anos, mas considerou que o subsector está a trabalhar para encontrar os melhores modelos de gestão no âmbito das convenções nacionais e internacionais.
“A crise económica levou à redução drástica do movimento nos portos nacionais, pelo que qualquer investimento no sector deve ser cuidadoso, sob pena de não haver o retorno desejado”, assinalou Nazareth Neto.
Sobre a construção do porto de águas profundas na localidade do Caio Litoral, Cabinda, o director do IMPA referiu que vai ser concluído de forma faseada e deve contar, também, com a sua própria actividade para o reinvestimento, garantindo a continuação das obras.
Adiantou que, além de facilitar o transporte de bens para o Norte de Angola, o futuro porto poderá beneficiar países vizinhos como o Congo Brazzaville e a República Democrática do Congo.
Segundo Nazareth Neto, existem programas de cooperação com Cabo Verde e outros países para a formação específica de técnicos nacionais, para que sejam certificados internacionalmente.
Em Junho do ano passado, o Presidente da República, João Lourenço, subscreveu um Despacho a ordenar a realização de um concurso público para a adjudicação da empreitada, invalidando procedimentos instituídos nos últimos meses de 2017, antes de o actual Executivo entrar em funções.

Tempo

Multimédia