Economia

“Qualidade dos produtos é verificada com rigor”

O ministro do Comércio, Joffre Van-Dúnem, declarou haver rigor em relação à qualidade dos produtos de consumo importados por Angola com a sujeição a análises laboratoriais e à certificação.

Ministro Joffre Va-Dunem revela parceria agentes privados
Fotografia: Paulo Mulaza | Edições Novembro

O governante disse estarem implantados em Angola laboratórios com capacidade de submeter as importações a observações de rigor, além de que é exigido que os produtos de consumo apresentem certificação de origem e de chegada para serem comercializados, declarou o ministro no espaço Grande Entrevista, exibido terça-feira pela TPA.
O ministro revelou uma parceria com um empreendedor do sector privado que levou à criação de condições para sistematizar no país a questão das análises laboratoriais. Joffre Van-Dúnem considerou, por outro lado, que as exportações realizadas pelas fronteiras terrestres sem a observação dos procedimentos estatísticos do sector do Comércio estão à margem da lei.
Outras questões abordadas pelo ministro estão relacionadas com as exportações angolanas realizadas à luz de acordos de comércio preferencial com os Estados Unidos e a União Europeia (UE), assuntos em que reconheceu haver muitas dificuldades, devido às exigências de qualidade, certificação e outras.
Mas, anunciou o ministro, o país está a trabalhar num programa que vai permitir a facilitação da exportação de produtos de Angola para os EUA.
Em relação à UE, o ministro disse que, por ser ainda um país menos avançado, Angola consegue exportar apenas pescado, marisco e frutos.

Tempo

Multimédia