Economia

Reforço profissional da ordem: Contabilistas são admitidos

A Ordem dos Contabilistas e dos Peritos Contabilistas de Angola (OCPCA) admitiu, depois de um trabalho de mobilização e admissão de profissionais de contabilidade, realizado até o presente mês, 4.824 técnicos, dos 13.868 candidatos inscritos inicialmente.

Inaugurada para contribuir na formação e superação técnica
Fotografia: Eduardo Pedro | Edições Novembro

Além dos admitidos, dos mais de 13 mil processos avaliados pelo “Conselho de Inscrição” da OCPCA, 444 são candidatos a transferir para a “Comissão de Estágio”, 5.781 vão continuar a merecer tratamento pela Comissão, enquanto 1.086 têm uma avaliação não conclusiva, entre os quais 697 avaliados sem requisitos mínimos, 48 são processos incompletos e 341 estão no circuito de avaliação.

Do total, 1.732 processos foram eliminados por duplicação, inactividade, suspensão ou falecimento. Desde Janeiro até à data, a Ordem registou 962 candidaturas, uma média de 137 solicitações por mês.

Dos 493 candidatos examinados pela Ordem no ano passado, 373 são de Luanda, 18 de Cabinda, 56 do Lobito e 46 do Lubango. Após confirmação de aproveitamento do estágio, esses técnicos se preparam para efectuarem, a 17 de Agosto, a terceira edição do “Exame Nacional de Admissão à Ordem”.

Para a selecção e apuramento dos candidatos, informou o segundo presidente do Conselho Directivo, Fernando Teixeira Hermes, a OCPCA realizou mais de 330 acções formativas, de 2016 ao primeiro semestre de 2020, incluídos cursos de actualização profissional, formação contínua e cursos preparatórios para a realização de exames.

As acções formativas foram realizadas, desde 2018, nas províncias de Luanda, Huíla, Benguela, Huambo e Cabinda, sendo duas edições de estágio em Luanda e uma nas cidades de Lubango, Benguela, Huambo, Cabinda e Lobito.

Actualmente, a contar com 4.824 membros, dos quais 118 admitidos após realização de um exame nacional de admissão à Ordem, em Agosto de 2019 e Janeiro de 2020, a OCPCA pretende promover e zelar pelos princípios éticos e deontológicos, bem como contribuir para a formação profissional e aperfeiçoamento dos filiados.

Além dos membros que tem, a OCPCA controla 5.798 estagiários e 1.736 candidatos que aguardam por avaliação, para frequentarem o estágio e, consequentemente, participar do exame de admissão.

Quanto aos critérios de admissão, que muitos contabilistas têm reclamado, por ser um processo burocrático, Fernando Teixeira Hermes explicou que tal situação é levantada, porque os técnicos não sabem que existem novas regras a cumprir e que são de dimensão internacional.

“No passado, o acesso à profissão não era feito nos termos dos padrões internacionais, como actualmente, e com a mudança de paradigma os candidatos vão habituar-se e conformar-se, conquistando resultados positivos e com sucesso”, explicou.

Novas instalações

A OCPCA já dispõe, desde segunda-feira, 10, de nova infra-estrutura para aulas, que passa a ser conhecida por Academia da Ordem dos Contabilistas e dos Peritos Contabilistas, instituição que prevê formar, diariamente, mais de 400 especialistas.

Tempo

Multimédia