Economia

Sacos de plástico banidos do comércio

Os sacos de plástico tradicionais usados no comércio já não circulam em Cabo Verde, desde a entrada em vigor, em Janeiro de 2017, da lei que proíbe a sua comercialização, segundo os Serviços de Saneamento do Ministério do Ambiente (SSMA) citados ontem pela agência de notícias Inforpress.

 

O director dos Serviços de Saneamento do Ministério do Ambiente, Florisvindo Furtado, avançou que, diariamente, o seu departamento despacha pedidos de importação de sacos biodegradáveis, de acordo com o regulamento da lei em vigor.   
“Enquanto serviço responsável por esta matéria, temos feito regularmente fiscalização e, pelo menos, nos mercados e casas comerciais temos encontrado apenas bolsas biodegradáveis”, precisou.
Florisvindo Furtado adiantou que a Direcção Nacional do Ambiente (DNA) emitiu um despacho no qual informa que a entrada de sacos de plástico no país deve ter autorização prévia dos serviços competentes, o que coíbe as alfândegas de qualquer acção em contrário.
“Isto quer dizer que estamos a controlar e a fiscalizar a entrada no país de bolsas e sacos de plástico que não sejam biodegradáveis. Todos os sacos   usados nos mercados ou casas comerciais são biodegradáveis”, assegurou.
O director dos Serviços de Saneamento do Ministério do Ambiente afirmou que, caso esteja a circular ainda qualquer quantidade desse material no país, neste caso “infringindo” a lei em vigor, é necessário que se faça denúncia junto da Direcção Nacional do Ambiente.
Transcorrido um ano e quatro meses depois da aplicação da lei, os serviços que dirige têm garantido o seguimento da mesma tanto na parte de fiscalização como de aplicação, visando medidas de penalização aos transgressores.
A Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento (ADAD) tem manifestado preocupação com a fiscalização da lei em vigor que interdita a comercialização e utilização de sacos de plástico no país, alegando que “não cumpre os objectivos delineados pela campanha” que foi desencadeada a nível nacional.

Tempo

Multimédia