Economia

Sector privado elogia subida na percepção da corrupção

Madalena José e Angop

O director regional do Centro Internacional para o Empresariado Privado (CIPE), Lars Benson, considerou positiva a meta que Angola atingiu no Índice de Percepção da Corrupção da Transparência In-ternacional (TI) em 2019 e encorajou o Executivo a trabalhar mais para atingir melhores resultados.

Lars Benson encoraja Governo a elevar níveis de transparência
Fotografia: DR

Os pontos de vista de Lars Benson, que falava como orador numa conferência da Câmara de Comércio Americana (AmCham) em Angola, coincidiram com os do presidente da congénere nacional, Pedro Godinho, de que a subida de 19 lugares, por Angola, no Índice de Percepção da Corrupção em 2019, dá um certo alento à credibilidade futura do país.
Na quinta-feira, a TI anunciou que Angola subiu da posição 165 para 146 no Índice de Percepção da Corrupção, em 2019, num estudo que envolve 180 países, no que é a segunda subida consecutiva depois de, em 2018, o país ter ascendido três lugares.
O presidente da AmCham-Angola considerou, na conferência consagrada ao tema da “compliance”, que o país deve continuar a apostar nas políticas de transparência e boa governação para resgatar a credibilidade internacional.
Pedro Godinho realçou que nenhum país é bem-sucedido se não cumprir as normas internacionais, apontando a corrupção como uma preocupação que também é inerente ao sector petrolífero, para além de ser um dos maiores obstáculos ao investimento estrangeiro em Angola.
Pedro Godinho citou o caso dos Estados Unidos, onde emergiram organizações que têm como objectivo dar formação aos gestores das em-presas em relação às normas internacionais e boa governação corporativa.
Para combater a corrupção, considerou, não basta a aprovação de leis, sendo preciso investir em recursos humanos, técnicos e na capacidade das instituições, afirmou Pedro Godinho, citando dados que indicam que o continente africano perde cerca de 140 mil milhões de dólares por ano devido à corrupção.

 

Tempo

Multimédia