Economia

Subida de preços aumenta inflação

A inflação em São Tomé e Príncipe atingiu 6,5 por cento em finais de Agosto de 2017, devido principalmente ao aumento dos preços dos produtos locais, devido a chuvas mais elevadas que o habitual.

Apesar disso, o crescimento económico da ilha manteve-se estável, indicou uma missão do Fundo Monetário Internacional (FMI).
A missão liderada por Xiangming Li visitou São Tomé e Príncipe de 20 de Setembro a 5 de Outubro de 2017, para analisar os progressos feitos com o programa económico do país financiado por um mecanismo de três anos da Facilidade Alargada de Crédito (FAC) do FMI.
O representante do FMI sublinhou que as perspectivas económicas a médio prazo são amplamente positivas e que o crescimento real do PIB (Produto Interno Bruto) está previsto para cinco a seis por cento, graças a uma sólida actividade nos sectores da construção, da agricultura e do turismo.
Num comunicado divulgado no termo da visita, Xiangming Li declarou que as discussões mantidas entre a missão e as autoridades do Governo durante a sua visita abrangeram os recentes desenvolvimentos económicos, o desempenho do programa das autoridades financiado pela FAC, os problemas a curto prazo e as políticas para 2017-2018.

Tempo

Multimédia