Economia

TAAG retoma voos para Cabo Verde

Madalena José

A TAAG retoma hoje os voos de carreira regular para Cabo Verde, depois de três anos de suspensão na ligação, com uma viagem inaugural entre Luanda e a Ilha do Sal em que é assinado um acordo de cooperação comercial entre a companhia angolana e a sua congénere cabo-verdiana, na cidade da Praia, capital do arquipélago.

TAAG estabelece dois voos semanais para a Ilha do Sal
Fotografia: Contreiras Pipa | Edições Novembro

O Jornal de Angola soube de fontes oficiais que o acordo, assinado pelo presidente da Comissão Executiva da TAAG, Rui Carreira, e o de Cabo Verde Airlines, Jens Bjarnanson, está consubstanciado à operacionalização de um regime de partilha de códigos, que, entre outras coisas, permite às duas companhias emitirem bilhetes de passagem para o percurso.
A ligação entre Luanda e Sal é feita em frequências por semana, às sextas-feiras e aos domingos, com partida prevista de Luanda as 22 horas, fazendo escala em São Tomé e Príncipe, sendo operada por aviões do tipo 737-70 NG, com uma capacidade de transportar 12 passageiros na classe executiva e 108 passageiros na classe económica.
A ligação vai proporcionar aos passageiros a oportunidade de, a partir de Luanda, viajarem para outros destinos das suas companhias em África, Europa e das Américas. Rui Carreira afirmou recentemente que a Ilha Sal servirá de ponte para a cidade de Havana, capital de Cuba, para onde se projecta iniciar em Abril uma ligação com partida da Ilha do Sal, o que não representa uma rota de longo curso.
Rui Carreira anunciou também que a companhia nacional de bandeira prevê abrir, em Junho, a rota para Lagos (Nigéria) por ser um mercado promissor, e provavelmente outra para Accra (capital do Ghana).
“Há outros mercados potenciais no continente africano, pois vamos voltar a pesquisar aqui na África Central os voos que fazíamos anteriormente, como Bangui (República Centro Africana) e Douala (Camarões)”, declarou Rui Carreira.

Tempo

Multimédia