Economia

Tractores vão ajudar a lavrar terras no Bié

José Chaves | Nharea

O governador do Bié , Pereira Alfredo, anunciou em Nharea a aquisição de 50 tractores, parte dos quais é distribuída à razão de dois por cada um dos nove municípios da província. no âmbito da preparação da campanha agrícola 2019-2020.

Fotografia: DR

Pereira Alfredo afirmou, numa deslocação ao município, no sábado, que os meios vão ajudar a aumentar a produtividade na campanha agrícola, sendo parte de um pacote de apoio institucional que envolve a doação de sementes e fertilizantes aos camponeses.

O governador deslocou-se a Nharea para participar numa feira agropecuária realizada naquela região do Norte da província do Bié, no quadro dos festejos dos 54 anos do município, assinalados a 15 do corrente mês.
Pereira Alfredo lembrou que o município é historicamente agrícola, tendo sido, no passado, um dos maiores produtores de cereais no país. “Urge o aumento da produção, para que os produtores encontrem ambiente favorável, diversifiquem e aumentem a produção agrícola”, salientou.
Pereira Alfredo disse que o Governo da Província tem envidado esforços para que a produção de produtos agrícolas retome em grande escala, no sentido de diversificar a economia a nível do país. A administradora municipal, Maria Lúcia Chicapa convidou a classe empresarial a investir no sector Agropecuário, bem como a desenvolver o sector do Comércio.
Durante três dias, várias actividades marcaram as comemorações do 54º aniversário do município, com destaque para a feira agrícola, maratona músico-cultural, inauguração de duas escolas de quatro e 12 salas de aulas na aldeia de Tarala e na sede comunal da Lúbia, além da inauguração das sedes administrativas das comunas nesta e na comuna da Gamba, culminando com o 1º Fórum de Fomento do Empreendedorismo.

Tempo

Multimédia