Economia

Vinhos do Alentejo são promovidos em Luanda

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) realiza, na próxima semana, várias iniciativas de promoção dos vinhos do Alentejo em Angola, o segundo maior mercado de exportação dos vinhos do Alentejo.

Fotografia: DR

Segundo os organizadores, a “Semana dos Vinhos do Alentejo em Angola” decorre entre os dias 26 e 28 deste mês e inclui a prova anual de vinhos alentejanos em Luanda, duas formações para profissionais de cadeias de grande distribuição e um jantar vínico.
Nos dias que antecedem o momento alto do evento, que é a prova anual, no dia 28, numa unidade hoteleira, os vinhos do Alentejo vão procurar, de acordo com a CVRA, “deixar uma marca pedagógica em Angola”, através de formações lideradas pelo crítico Luís Lopes.
Durante as formações, vão estar em prova algumas “referências de excelência da região” para que os formandos possam “experimentar e diferenciar as particularidades dos vinhos alentejanos”, explicou o mesmo organismo.
A 12ª edição da prova anual de vinhos do Alentejo enquadra-se no plano de promoção externa que a CVRA tem desenvolvido nos últimos anos, sendo Angola um dos países de actuação.
Angola foi em 2018 o segundo maior mercado de exportação dos vinhos do Alentejo, “contabilizando mais de sete milhões de dólares”, referiu a CVRA.
Ao longo do ano passado, 79 produtores alentejanos exportaram um total de 350 marcas para Angola. Os vinhos alentejanos, segundo a CVRA, são vendidos para 115 mercados internacionais, tendo “a quantidade exportada triplicado nos últimos dez anos”. Brasil, Angola, Estados Unidos da América, Suíça e Polónia constituem o “top 5 do ranking” dos países importadores dos vinhos alentejanos no mundo.
Com oito sub-regiões vitivinícolas (Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja), o Alentejo, possui cerca de 22 mil hectares de vinha.

Tempo

Multimédia