Arquivo

Filtrar por Data

Escolas primárias estão sem dinheiro

A menos de 15 dias do início do ano lectivo, gritos de desespero ouvem-se de diferentes direcções. Reclamam pais e encarregados de educação de cobranças feitas pelas escolas; também se queixam da falta de dinheiro nas instituições de ensino e nos Gabinetes Provinciais de Educação. André Soma, que responde por Luanda, deixa a ideia de que as escolas primárias, por exemplo, estão num dilema, por não terem dinheiro e não lhes ser permitido cobrar. No ano lectivo passado, segundo o responsável, as cobranças, feitas de forma ilegal, totalizaram 216 milhões e 500 mil kwanzas.

Centro cultural multidisciplinar nasce na Tourada

A continuidade do programa de governação referente à cultura e à implementação efectiva de  políticas direccionadas ao sector, são as prioridades para o ano corrente, de acordo com a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, em entrevista ao Jornal de Angola, na qual garantiu existirem “metas muito precisas, ligadas à internacionalização da nossa cultura e maior divulgação das figuras históricas nacionais”. A governante sustenta tal desiderato por considerar a cultura como base do desenvolvimento humano e factor de incentivo à coesão, respeito mútuo, integração social, diálogo, solidariedade, etc.

Executivo vai rever contratos

Na sua primeira entrevista colectiva a jornalistas angolanos e estrangeiros, o Presidente da República, João Lourenço, garantiu rever os contratos de grandes dimensões assinados pelo antigo Executivo e desvantajosos para o Estado, como o porto de águas profundas do Dande. Na entrevista de uma hora, João Lourenço negou qualquer crispação com o Presidente José Eduardo dos Santos, que é o líder do partido, considerou uma ofensa a forma como as autoridades portuguesas se recusam a remeter o caso Manuel Vicente às autoridades angolanas.

Dji Tafinha comemora 12 anos de carreira

Dji Tafinha, nome artístico de Dji Carvalho Júnior, nasceu no dia 5 de Maio de 1986, no Lucapa, província da Lunda-Norte. Ganhou o gosto pela música hip hop nos anos 1998. Tinha apenas 12 anos de idade. Após muitos anos de trabalho, o artista lançou em 2008 a música “Ela só dá bandeira”. O artista, que comemorou recentemente 12 anos de carreira na cidade do Lubango, onde realizou um “Mega Show” no parque de estacionamento do Supermercado Kero. Dji Tafinha começou a produzir fora de Angola, na Namíbia, onde viveu durante dois anos.Cantor, produtor e compositor, inspira-se em artistas como Cold Play, Emminem, Kanye West, Jay-Z, Linkin Park, Paulo Flores, entre outros. Dji Tafinha tem uma trajectória rica no mundo da música.  Dji Tafinha é licenciado em Ciências Humanas pela Universidade Católica de Angola.

Produção de carne passa pelas famílias

A substituição em 60 por cento das importações de carne pela produção nacional, uma das metas inscritas no programa do Executivo para o quinquénio 2017/2022, passa, entre outros factores, pela devolução às famílias da capacidade de criação de animais de pequeno porte, diz o especialista em Produção e Sanidade Animal, Ditutala Simão, para quem a meta está ao alcance do país, mas requer avultados investimentos. Na entrevista ao Jornal de Angola, o médico veterinário lembra que, nos anos 70, Angola tinha um património científico veterinário só comparável ao da África do Sul na região, do qual não restou pedra sobre pedra quando acabou a guerra.

Tempo

Multimédia