Entrevista

"Parquímetros podem inflacionar os preços dos transportes nos táxis"

Walter António|

O perímetro urbano de Luanda está a ficar cada vez mais pequeno face ao aumento vertiginoso do parque automóvel, um fenómeno que tem criado dificuldades a quem procura um espaço para estacionar.

Porta-voz do Comando-Geral da Polícia Nacional
Fotografia: Jornal de Angola|

Em entrevista ao Jornal de Angola o porta-voz da Polícia Nacional, subcomissário Aristófanes dos Santos, fala das vantagens dos parques de estacionamento e das desvantagens dos parquímetros nas ruas.

Jornal de Angola (JA)
- Os parques de estacionamento privados resolvem os problemas da cidade de Luanda?

Aristófanes dos Santos (AS) - Os parques de estacionamento privados são sempre bem-vindos. Até onde tenho conhecimento, há projectos do Governo Provincial de Luanda para criação de parques de estacionamento subterrâneos. É preciso saber que estamos num país em desenvolvimento e as coisas são feitas por etapas. Hoje, no país, já existem edifícios com estacionamento privativo subterrâneo.

JA - Quais são as vantagens dos parques privados?

AS - As vantagens da criação dos parques de estacionamento privados são visíveis, porque os proprietários vão, através do pagamento de impostos, fazer com que o Estado arrecade mais receitas. E vão melhorar muito o tráfego automóvel, porque as viaturas ficam devidamente estacionadas. Outra vantagem é a diminuição de roubos, pois as viaturas ficam mais controladas.
/>JA - A colocação de parquímetros nas ruas resolve o problema?


AS - Se o Governo Provincial de Luanda instalar os parquímetros nas ruas sem ter uma rede viária boa, o que pode acontecer é a ocorrência de uma inflação no serviço de táxi. As pessoas não vão poder estacionar em qualquer sítio, o estacionamento nos parquímetros é pago e com o tempo limitado, por isso as pessoas vão andar mais de táxi. Ou estacionam as viaturas nos passeios, em locais impróprios.

JA - Qual é o problema de andar mais de transportes públicos?

AS - Os autocarros de transportes públicos não trabalham em condições. Os taxistas vão reparar que a procura é maior do que a oferta e logo vão inflacionar os preços e aí o Estado fica com um problema social grave para resolver.

JA - Qual é solução para o problema?


AS - A instalação de parquímetros deve ser feita na mesma proporção da melhoria do sistema da rede viária das cidades. À medida que o Estado estiver a melhorar o sistema de transportes públicos, podemos então instalar parquímetros.

Tempo

Multimédia