Entrevista

Pirelli anuncia as escolhas para as próximas corridas

João Dias


A Pirelli anunciou os compostos para os próximos três Grandes Prémios da Grã-Bretanha, Alemanha e Hungria. A construção dos pneus vai permanecer imutável, ao contrário dos planos iniciais da Pirelli.

Esta decisão deveu-se ao facto de os novos pneus, que foram levados para as sessões de treino livre de sexta-feira no Canadá, não terem podido ser testados devido à chuva - e por as equipas não terem concordado sobre a introdução destas mudanças.
Em vez disso, a mudança no processo de produção dos pneus deve assegurar que o problema da delaminação ficou resolvido. No Grande Prémio britânico foram nomeados o pneu rijo (laranja) e o pneu médio (branco): os dois pneus mais rijos da gama Pirelli, que são os mais adequados às exigências de alta-energia da pista de Silverstone.
Para a Alemanha estão seleccionados os pneus médios (brancos) e os macios (amarelos).
O Nürburgring é um circuito com curvas e velocidades diversas, e também com duras áreas de travagem. A dureza do asfalto é muito baixa, de modo que a aderência mecânica dos pneus é muito requerida. Combinada com as muitas vezes incertas condições atmosféricas, isto torna os compostos macio e médio a melhor escolha para esta icónica pista alemã.Para a Hungria, a Pirelli leva os compostos rijo e médio. A Hungria é a pista permanente mais lenta do calendário, mas ainda põe muitas exigências aos pneus, devido ao seu desenho sinuoso, o que significa que os pneus se movem muito mais do que numa pista rápida e fluida. Isto, combinado com temperaturas que são frequentemente altas, tornam os compostos rijo e médio a melhor escolha para esta pista, dado que os deste ano são no geral mais macios do que os da gama do ano passado.
As regras estipulam que, sob circunstâncias normais, cada equipa recebe seis jogos de pneus do composto mais rijo e cinco jogos do composto mais macio para o fim-de-semana da corrida. A Pirelli também leva para cada corrida os pneus intermédios (verdes) para condições de pista húmidas - quatro jogos por piloto - e os pneus de chuva (azuis), três jogos por piloto.

Tempo

Multimédia