Zola Israel Vida é mais conhecido nas lides literárias como Zola Vida. Jovem e com uma multiplicidade de actividades, divide o seu tempo entre a arquitectura e a literatura. A paixão pela literatura levou-o a criar este ano uma revista literária intitulada “Letras de Ouro”, que pretende dar espaço à nova vaga de escritores angolanos.
Fotografia: Cedida pelo escritor
Nome: Zola Israel Vida. Idade: 30 anos. Data de nascimento: 30 de Março de 1988. Naturalidade: Luanda. Estado civil: Solteiro. Filhos: Nenhum. Ocupação: Arquitecto, escritor e editor. Sonhos: Inúmeros. Sente-se realizado: Eu diria que sou feliz. É o que me importa. Tem carro próprio: Sim. E casa? Ainda não acabei de pagar. Mas tenho terreno. Que importância têm as mulheres para si: São elas, sem dúvida, que nos completam. Como se veste de segunda a sexta-feira: Depende da situação. A minha vida laboral circula, semanalmente, entre o campo e o gabinete. Em função disso, visto-me de acordo com a actuação do dia. E aos fins-de-semana: Roupa desportiva. Usa roupa de marca: Não me preocupo muito com a marca, mas sim com a qualidade. Cor preferida: Azul e o branco. Marca de perfume: Não faço publicidade de graça. Acredita em forças ocultas: Acredito. Se existe um Deus, é porque também existe um diabo. Onde passa as férias: Depende da vontade no momento. Ora nas províncias do Sul de Angola, como Huíla e Namibe, ora na minha segunda casa, a África do Sul. Cidade predilecta: Não tenho. Já vi tanta coisa linda, quer dentro, quer fora de África... É difícil dizer. Virtudes: Gratidão, coragem e determinação.
/>Defeito: Acordar tarde. Ídolo: Senhor Jesus Cristo. Livro: A Bíblia Sagrada. Escritor: João Maimona, Trajanno Nankhova Trajanno e Ungulani Ba ka Khosa. Uma boa companhia: A minha mãe, um bom livro, amigos arquitectos, escritores e o meu cão pitbull, o King Rock. Músico: Aaron Keyes. Comida: Mufete. Bebida: Kissangua. Sabe cozinhar: Sim, sei. O quê, por exemplo: Funje de milho com molho de tomate, ovo e couve. É ciumento: Naturalmente. Mas não o ciúme doentio ou infantil. Que tipo de desporto mais aprecia: Futebol. Qual é o clube que apoia: Prefiro não responder. Alguma vez mentiu: Sim, já. Já foi enganado: Já. E como reagiu: Mal e com pena de quem o fez. Fui forçado a apresentar uma queixa crime contra a pessoa junto de uma esquadra, que depois culminou com a detenção. Qual é o ano que mais o marcou: 1996. Porquê: Foi o ano em que, pela primeira vez na minha vida, viajei para fora do país e fixei residência no exterior. O que acha da corrupção: É a causa deste caos em que no encontramos a viver. A dita crise económica. O que pensa da homossexualidade: Não apoio, condeno. Sou contra tudo o que inverte a ordem natural das coisas. E da poligamia: Também condeno. Acho errado. Sou um crente acérrimo da Bíblia.