Mundo

Chefe do Governo destaca maturidade da democracia

O primeiro-ministro turco defendeu ontem a maturidade democrática e a transparência política do seu país, face às críticas que tem recebido, em especial da União Europeia (UE) e de Organizações não-governamentais que acusam Ancara de autoritarismo.

Primeiro-ministro da Turquia garante defesa dos interesses
Fotografia: Jaimagens/fotógrafo

Binali Yildirim aludia nomeadamente à declaração da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, segundo a qual as eleições presidenciais e legislativas turcas, que foram antecipadas para 24 de Junho, não serão realmente democráticas devido ao estado de emergência que perdura no país e às operações militares em curso.
Num encontro com jornalistas em Madrid, onde se encontra em visita oficial, o primeiro-ministro turco considerou que as críticas se devem apenas a preconceitos, garantindo que a Turquia tem uma cultura democrática e que o prolongamento do estado de emergência serve para garantir a segurança da população perante o terrorismo que assola o país.
Justificou a vaga de prisões e demissões na administração pública e no Exército após a tentativa de golpe para derrubar o Presidente do país, Recep Tayyip Erdogan, em 2016, afirmando que se trata de limpar o país de golpistas e terroristas. “Estamos a limpar a administração judicial e outros órgãos do país e a tentar continuar com uma vida normal”, afirmou o primeiro-ministro turco.
O Governo turco atribui a tentativa de golpe aos membros da irmandade islâmica do imã e dirigente da oposição Fethullah Gülen, que actualmente reside nos Estados Unidos.
Para Binali, a antecipação de eleições também é plenamente justificada, uma vez que o país precisa de estabilidade política e tanto os partidos políticos quanto os grandes investidores, assim o exigem. Adiantou ainda que os políticos turcos admitem vir a realizar novamente actos eleitorais noutros países europeus, onde residem mais de seis milhões de turcos, mas isso depende da autorização desses governos.

Tempo

Multimédia