Mundo

Ruth Monteiro acumula Negócios Estrangeiros

O Primeiro-Ministro guineense, Aristides Gomes, indicou esta terça-feira, por despacho, a ministra da Justiça, Ruth Monteiro, para se ocupar também da pasta dos Negócios Estrangeiros.

Ministra da Justiça, Ruth Monteiro, ocupará também da pasta dos Negócios Estrangeiros
Fotografia: DR

No despacho, a que a Lusa teve acesso, Aristides Gomes refere que Ruth Monteiro passa a ser a substituta de Suzi Barbosa, cujo pedido de demissão do cargo foi aceite.
“Em consequência, fica a anterior ministra dos Negócios Estrangeiros, Suzi Carla Barbosa, impedida de falar ou agir em nome do Governo da Guiné-Bissau”, lê-se no comunicado.
Suzi Barbosa apresentou o pedido de demissão em 24 de Janeiro, alegando questões pessoais e políticas.
“A minha demissão do Governo, que representei com orgulho, deve-se a motivos pessoais e políticos, que considero fundamentais para a salvaguarda da minha dignidade, da qual tenho direito e não abdico”, referiu Suzi Barbosa, na carta de demissão enviada ao primeiro-ministro.
Suzi Barbosa, eleita deputada do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), nas legislativas de Março de 2019, foi nomeada ministra dos Negócios de Estrangeiros em Julho, com a tomada de posse do novo Governo.
A agora ex-ministra demitiu-se após a polémica suscitada por ter integrado a comitiva do candidato dado pela Comissão Nacional de Eleições como vencedor das presidenciais, Umaro Sissoco Embaló, numa visita à Nigéria.
O candidato fez um périplo por vários países africanos e europeus, apesar de estar ainda em curso um contencioso eleitoral, porque o candidato apoiado pelo PAIGC, Domingos Simões Pereira, contestou os resultados, alegando fraude.
Esta semana, Suzi Barbosa voltou a aparecer ao lado de Sissoco Embaló, durante uma visita à Turquia.

 

 

Tempo

Multimédia