Mundo

Tshisekedi e Kabila discutem a formação de um novo Governo

O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, recebeu ontem em audiência Joseph Kabila Kabange, para analisar a questão ligada à nomeação de um Primeiro-Ministro e o seu Governo, revelou o jornal congolês “Le Potentiel online”.

Fotografia: DR

Durante uma hora, os dois interlocutores analisaram ainda o reforço da parceria entre as plataformas Frente Comum para o Congo (FCC) liderada pelo antigo Presidente e o CACH, que apoia o actual Presidente da RDC.
Questões como o equilíbrio das forças na Assembleia Nacional e nas grandes instituições do país foram abordadas no encontro.
Cinquenta e nove anos depois da independência, a 30 de Junho de 1960, a RDC teve a sua primeira transferência pacífica do poder a 24 de Fevereiro de 2019, com a investidura de Félix Tshisekedi no cargo de Presidente da República, fruto da eleição presidencial de 30 de Dezembro de 2018, substituindo Joseph Kabila, que dirigiu o país de 2001 a 2018.
A plataforma deste último ganhou por maioria qualificada nas eleições nacionais, senatoriais, províncias e de governadores, o que lhe confere o direito de indicar o futuro Primeiro-Ministro.
No entanto, o Presidente Tshisekedi não concordou com o nome de Albert Yuma, director da Empresa estatal de minas (Gecamines) e presidente da Associação dos Empresários congoleses, indicado por Kabila.

Tempo

Multimédia