Mundo

Angela Merkel pede luta contra “o nacionalismo”

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou sábado em Zagreb, na Croácia, durante um comício da campanha do Partido Popular Europeu (PPE) para as eleições europeias, que é preciso combater o avanço do nacionalismo na Europa.

Chanceler alemã pede uma União Europeia forte e coesa
Fotografia: DR

“Temos que lutar contra esse nacionalismo que avança, que tenta destruir o projecto comum da Europa”, referiu Merkel.
De acordo com a Chefe do Governo alemão, não há nada contraditório em construir uma Europa unida e ao mesmo tempo sentir orgulho do próprio país.
“A Europa é um projecto da liberdade. Saibam que eu também vivi numa ditadura, não podia viajar à antiga Jugoslávia. (Após a reunificação da Alemanha, em 1990) todos trabalhamos para que todos tenhamos os mesmos direitos, paz e liberdade”, afirmou.
Merkel fez essas declarações num comício que contou com a participação do compatriota Manfred Weber, candidato do PPE à presidência da Comissão Europeia, e do Primeiro-Ministro croata, Andrej Plenkovic, líder da União Democrática Croata (HDZ).
Segundo fontes da HDZ, esta foi a primeira aparição da chanceler num acto de campanha para essas eleições fora da Alemanha.
Mais de 400 milhões de eleitores nos países da UE estão convocados às urnas, de 23 a 26 deste mês para eleger um novo Parlamento Europeu.

Tempo

Multimédia