Mundo

Autoridades suspendem captura contra Ajay Gupta

As autoridades sul-africanas anunciaram a suspensão do mandato de captura que haviam emitido em Fevereiro do ano passado contra o empresário Ajay Gupta, procurado por crimes de corrupção e que havia fugido para o Dubai.

Fotografia: DR

Amigo íntimo do antigo Presidente Jacob Zuma, o empresário indiano estava a ser acusado de tentativa de subornar com 42 mil dólares o antigo ministro das Finanças, Mcebesi Jonas.
Uma outra pessoa envolvida nesse processo, Duduzane Zuma, filho de Jacob Zuma, foi ilibado provisoriamente da acusação de cumplicidade nesse crime.
Faz agora um ano que a Polícia invadiu a propriedade dos irmãos Gupta, em Joanesburgo, à procura de Ajay, que entretanto estaria nessa altura no Dubai, de onde nunca mais regressou.
As autoridades sul-africanas anunciaram também este fim-de-semana terem expulso 25 zambianos por estadia ilegal no país, segundo o alto-comissário da Zâmbia na África do Sul, Emmanuel Mwamba.
Segundo o diplomata, os 25 zambianos foram expulsos após uma operação de busca na província sul-africana de Gauteng, nordeste, realizada pelo Ministério do Interior.
O responsável zambiano explicou que alguns dos expulsos haviam excedido a sua permanência autorizada ou permanecido na África do Sul sem uma permissão de imigração, enquanto outros haviam acabado de cumprir as suas sentenças de prisão por diferentes crimes.

Tempo

Multimédia