Mundo

Barack Obama: "Pandemia derrubou ideia de que quem lidera sabe o que está a fazer"

O antigo presidente dos Estados Unidos Barack Obama dirigiu, este sábado, algumas palavras de crítica à administração norte-americana, ainda que sem nunca referir directamente a Donald Trump, o seu sucessor no cargo.

Fotografia: DR

"Mais do que qualquer outra coisa, esta pandemia derrubou, completa e finalmente, a ideia de que os indivíduos na liderança sabem o que estão a fazer. Muitos deles nem sequer fingem que estão a liderar", disse o antigo presidente democrata, citado pelo New York Times.

O antigo governante falava num discurso de graduação, dirigido aos estudantes que acabaram de se formar, que foi transmitido online. Entre conselhos e palavras de motivação, típicos neste tipo de discurso, Obama deixou algumas críticas à forma como se tem lidado com a crise na saúde pública.

"Se o mundo melhorar, será da vossa responsabilidade", disse, lançando aos licenciados o desafio de preencher o vazio que acredita existir na liderança do país, neste momento.

No que respeita à pandemia do novo coronavírus, os Estados Unidos, que registaram a sua primeira morte no início de Fevereiro, continuam a ser o país mais afectado, com 87.991 mortes em 1.456.029 casos. Pelo menos 250.747 pessoas foram declaradas curadas.

Tempo

Multimédia