Mundo

Bashar al-Assad: “Batalha em Idblib é chave para fim da guerra na Síria”

O Presidente sírio disse hoje, numa visita sem precedentes à região de Idlib, que a batalha contra os ‘jihadistas’ e os rebeldes naquela região é a chave para o fim da guerra que devasta a Síria desde 2011.

Presidente da Síria, Bashar al-Assad
Fotografia: DR

“A batalha de Idlib é a base para acabar com a desordem e o terrorismo em todas as regiões da Síria”, disse Bashar al-Assad, segundo a Presidência síria, durante uma visita perto da linha da frente em Idlib, a primeira a esta região, no noroeste de Síria, desde 2011.

“O Presidente Assad está com os seus homens do Exército Árabe Sírio, na vila de Al-Habit, na linha de frente do campo de Idlib”, indicou ainda a Presidência Síria na conta oficial no Twitter. Esta é a primeira visita do Presidente sírio,desde o início da guerra naquela região, que ainda escapa amplamente ao poder de Damasco e é objecto de uma trégua anunciada pela Rússia no final de Agosto.

A visita ocorre poucos dias após o Exército sírio ter sido enviado para áreas no nordeste do país, para proteger as forças curdas que estão a ser atacadas pelas forças turcas. Várias fotos de Assad, cercado por soldados sírios em Al-Habit, retomada durante o Verão pelo Exército sírio, foram publicadas no site presidencial e retransmitidas pela media síria. O cessar-fogo, em vigor desde o final de Agosto, é pontuado por ataques esporádicos, que se intensificaram nos últimos dias, aumentando o medo de novos combates.

Os meios de comunicação da Síria também citaram Assad, referindo que o Presidente sírio chamou o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, de “ladrão.” De acordo com a media, Assad disse que Erdogan é um “ladrão que roubou fábricas, trigo e combustível e hoje está a roubar território”, aparentemente referindo-se à operação turca que foi lançada no início de Outubro no norte da Síria contra os curdos-sírios.

 

Tempo

Multimédia