Mundo

Burundi com 58 novos casos

O Burundi registou domingo 58 novos casos de coronavírus (Covid-19), soube a PANA de fonte próxima do Ministério da Saúde Pública.

Burundi com 58 novos casos
Fotografia: DR

Estes 58 novos casos resultaram de testes efectuados em duas mil 676 amostras, no quadro duma campanha de despistagem “sistemática, voluntária e gratuita” dos habitantes de Bujumbura, em curso desde segunda-feira da semana passada, de acordo com a fonte.

O Hotel Meridien Source du Nil foi escolhido para servir de zona de despistagem no centro da cidade, enquanto a Escola Técnica Secundária de Kamenge (ETS), no norte, e a Paróquia de Kanyosha, no sul de Bujumbura, foram escolhidas para esta campanha.

As três zonas foram abertas por três meses a qualquer pessoa que apresentar sintomas da Covid-19: febre, tosse, gripe e sobretudo, a falta de olfacto.
A campanha vai generalizar-se para o resto do país, a partir desta semana, anunciou o ministro da Saúde Pública e Luta Contra o VIH/Sida, Thaddée Ndikumana.

No Burundi, os números oficiais dão conta de cinco mil 961 casos suspeitos de Covid-19 testados até domingo, dos quais 277 positivos, incluindo uma morte, 131 recuperações e 100 pacientes ainda em tratamento.

No quadro das medidas de prevenção e luta contra a pandemia, uma quantidade mensal de 10 milhões de sabões, cuja metade foi subvencionada pelo Estado, vai ser disponibilizada no mercado burundês.

O preço do sabão, que se distingue dos outros pela cor azul escuro, foi limitado a 150 francos burundês, ou seja, menos de um cêntimo de dólar americano. A promoção deste sabão é duma duração de três meses, refere-se.

Tempo

Multimédia