Mundo

Cazaquistão tem primeiras eleições

O Cazaquistão escolhe amanhã um novo Presidente, em eleições antecipadas e sem precedentes, já que será a primeira da história da ex-República Soviética da Ásia Central sem a participação de Nursultan Nazarbayev, que renunciou em Março.

Nursultan Nazarbayev fica para a história
Fotografia: Dr

O sucessor designado e Presidente interino Kasym-Jomart Tokayev tem grandes possibilidades de vitória, por ter o apoio do partido no poder e do ex-Presidente, que mantém um papel fundamental no sistema político nacional.
A única questão é saber quantos votos Tokayev receberá. Nursultan Nazarbayev foi eleito pela primeira vez em 1991 e, posteriormente, reeleito quatro vezes, sempre com mais de 80 por cento dos votos. Os observadores internacionais nunca consideraram as eleições no Cazaquistão como realmente livres e justas.
Quase 10 milhões de eleitores estão registados para participarem no pleito.
A oposição participa com seis candidatos praticamente desconhecidos, embora três deles tenham participado num debate transmitido em directo pela televisão pública, o primeiro da história do país.
As eleições irão marcar a primeira vez que uma mulher participa como candidata à Presidência, com Daniya Yespayeva, que representa um pequeno partido próximo do Governo.

Tempo

Multimédia