Mundo

Covid-19: Seis novos casos em Cabo Verde elevam total para 88

O Ministério da Saúde de Cabo Verde anunciou hoje seis novos casos de covid-19 no arquipélago, um dos quais importado de Portugal, elevando o total de infectados para 88, diagnosticados desde 19 de Março.

Fotografia: DR

Em comunicado, aquele ministério refere que nos restantes casos confirmados hoje, quatro são de transmissão no concelho da Praia e um foi diagnosticado no concelho de São Domingos (interior da ilha de Santiago).

Outras 58 amostras analisadas nas últimas horas no Laboratório de Virologia do Instituto Nacional de Saúde Pública deram resultado negativo para covid-19, acrescenta-se no comunicado, assinado pelo ministro da Saúde, Arlindo do Rosário.

Refere ainda que todos os doentes covid-19 “estão em isolamento” e estão a evoluir “sem sintomas ou com sintomas ligeiros”.

Depois da Praia, Tarrafal, São Vicente e Boa Vista, São Domingos é quinto concelho, de um total de 22, a registar casos da doença.

Cabo Verde conta agora 88 casos da covid-19, distribuídos pelas ilhas da Boa Vista (54), de Santiago (33), entre Praia, Tarrafal e São Domingos) e de São Vicente (1). Um destes casos, um turista inglês de 62 anos – o primeiro diagnosticado com a doença no país, em 19 de Março -, acabou por morrer na Boa Vista, enquanto outro dos doentes já foi dado como recuperado.

Desde sábado que está em vigor um segundo período de estado de emergência, mantendo-se suspensas as ligações interilhas e a obrigação geral de confinamento, além da proibição de voos internacionais.

A declaração do actual estado de emergência prevê para as ilhas da Boa Vista, Santiago e São Vicente, todas com casos de covid-19, que permaneça em vigor até às 24:00 de 02 de Maio. Nas restantes seis ilhas habitadas, sem casos diagnosticados da covid-19, a prorrogação do estado de emergência é mais curta, até às 24:00 de 26 de Abril.

O número de mortos provocados pela covid-19 em África subiu para 1.298 nas últimas horas, com 27.427 casos registados da doença em 52 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 190 mil mortos e infectou mais de 2,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Tempo

Multimédia