Mundo

Dinamarca lança patrulha no estreito de Ormuz

A Dinamarca vai apoiar a coligação europeia com envio de uma fragata e um helicóptero para o estreito de Ormuz, anunciou a agência russa Sputnik, citada pela Angop.

Fotografia: DR

O estreito de Ormuz é uma rota navegável de importância estratégica que conecta os países do golfo Pérsico com o oceano Índico.
Um terço de todas as exportações mundiais de gás natural e quase um quarto das exportações de petróleo passam por esta via marítima.
O Governo dinamarquês vai enviar uma fragata, um helicóptero e 155 militares para a área do estreito de Ormuz por um período de quatro meses em meados de 2020, informaram num comunicado os ministros da Defesa, Trine Bramsen, e dos Negócios Estrangeiros, Jeppe Kofod, depois de uma reunião com a Comissão de Política e Assuntos Externos.
“Esta contribuição deve ajudar a garantir que os nossos navios possam navegar livremente sem correr riscos de segurança”, disse Jeppe Kofod à emissora de rádio local.
O chefe da diplomacia dinamarquês sublinhou o interesse especial da Dinamarca em garantir a segurança na área, tendo em conta que é a quinta maior nação marítima.

 

Tempo

Multimédia