Mundo

Encontrado submarino dos nazis

Um raro submarino, supostamente usado para uma misteriosa operação de fuga, envolvendo nazistas de alto escalão, foi descoberto perto da Dinamarca.

Os restos de um raro submarino alemão, muito avançado para a tecnologia marítima de seu tempo, foram encontrados na área de Skagerrak, perto da costa da Dinamarca, como resultado do trabalho do Museu de Guerra Naval da Jutlândia para mapear, e eventualmente retirar, destroços marítimos no mar do Norte, reporta a agência de notícias TV2.
O submarino alemão U-3523 foi afundado por um bombardeiro britânico B-24 Liberator em 6 de Maio de 1945, o mesmo dia em que as Forças Aliadas libertaram a Dinamarca da ocupação alemã nazista. Todos os 58 tripulantes morreram.
“Este era um submarino muito especial. Foi o submarino mais avançado que os alemães construíram durante a Segunda Guerra Mundial. Era muito moderno e estava muito à frente do seu tempo”, disse Gert Normann Andersen, director do museu da Jutlândia. Segundo ele, somente dois desses 118 submarinos entraram em serviço. Actualmente existe apenas um exemplar.

Tempo

Multimédia