Mundo

Treze mortos em ataque no centro de Barcelona

Uma carrinha invadiu ontem a zona das Ramblas, no centro de Barcelona, atropelando dezenas de pessoas, maioritariamente turistas. Fontes oficiais confirmaram até ao fecho desta edição a existência de 13 mortos e pelo menos 50 feridos, 10 dos quais em estado grave.

A seguir ao incidente a zona foi vedada pelas autoridades e os estabelecimentos comerciais evacuados. O condutor do veículo fugiu a pé, e as fontes não puderam confirmar se era o mesmo indivíduo que se barricou num estabelecimento comercial.
A polícia catalã disse estar a tratar o incidente como um ataque terrorista. Imagens de telefones celulares divulgadas em várias redes sociais mostraram vários corpos estendidos pelas Ramblas, alguns sem movimento, e equipas de socorro e transeuntes ajudando as vítimas.
Vários relatos apontavam para centenas de pessoas impedidas de sair de restaurantes porque a Polícia bloqueou as vias de acesso à zona onde ocorreu o incidente. A região estava apinhada de turistas espanhóis e estrangeiros, quando a carrinha de cor branca percorreu cerca de 600 metros, da Praça Catalunha à Rambla de Canaletes, onde acabou por embater num quiosque.
Além do motorista que se pôs em fuga, a polícia catalã procurava um outro suspeito, que estava armado, num segundo carro alugado na véspera para fugirem do local.

Tempo

Multimédia