Mundo

Independentistas catalães organizam manifestação

Os independentistas catalães organizam, hoje, em Barcelona, uma grande manifestação comemorativa do Dia da Catalunha, conhecido como “Diada”, visando unir o movimento separatista a cerca de um mês do anúncio da sentença dos dirigentes.

Fotografia: DR

Dois anos depois da tentativa de independência desta região espanhola, os separatistas catalães vão tentar mostrar que continuam unidos, apesar de, nos últimos meses, se terem mostrado divididos.
Os partidos separatistas continuam a ser responsáveis pelo Governo catalão, depois de terem voltado a ganhar as eleições regionais realizadas em Dezembro de 2017.
A “Diada” assinala a conquista de Barcelona pelo rei de Espanha Filipe V, em 1714, depois de um cerco de 14 meses, mas o dia tem sido utilizado, nos últimos anos, para defender a causa da independência, com imagens, que passam em televisões de todo o mundo, de uma concentração ordeira e de grandes dimensões.
A manifestação organizada pelo movimento independentista ANC (Assembleia Nacional Catalã) realiza-se hoje à tarde na Praça de Espanha de Barcelona com o slogan “Objetivo independência" que aparece nas t-shirts vendidas um pouco por toda a região, nomeadamente nalguns supermercados. A manifestação anual, que chegou a mobilizar mais de um milhão de pessoas, parece ter perdido alguma força este ano, com a falta de clareza sobre a estratégia dos movimentos separatistas para continuar a lutar pela autodeterminação da região.

Tempo

Multimédia