Mundo

Jinping exige respeito mútuo a Donald Trump

O Presidente chinês, Xi Jinping, vai exigir respeito mútuo e pelas regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) ao seu homólogo norte-americano, Donald Trump, quan-do debaterem a guerra comercial durante a Cimeira do G20, disse ontem uma fonte governamental.

Presidente chinês, Xi Jinping

O vice-ministro chinês do Comércio, Wang Shouwen, confirmou, em conferência de imprensa , que as delegações de Pequim e Washington estão em contacto permanente para preparar o encontro entre os dois líderes.
"Os princípios da China são o respeito mútuo, tratar uns aos outros como iguais e respeitar as regras da OMC", afirmou.
"O compromisso deve ser dos dois lados", defendeu, ao falar sobre o encontro, que se realiza entre os dias 28 e 29 deste mês em Osaca, Japão.
Wang lembrou que o "unilateralismo" e o "proteccionismo" abrandaram o cres-
cimento económico global e criaram "incertezas.”
O vice-ministro citou dados da OMC que diz provarem que o comércio internacional está ao nível mais baixo, desde Março de 2010, e que o investimento estrangeiro global caiu para níveis equivalentes ao início da crise financeira internacional.
Wang assegurou que a China apoia o "consenso" para reformar a OMC e considerou que o G20 "deveria apoiar o livre comércio, não discriminatório e transparente", bem como promover "a profunda integração entre comércio e economia digital."
Um acordo que ponha fim às disputas comerciais com os Estados Unidos "tem que ser benéfico para ambas as partes, ambos têm que se comprometer e fazer concessões, não apenas um dos lados", sublinhou.
O ministro assistente dos Negócios Estrangeiros chinês, Zhang Jun, apontou que o G-20 ocorre numa altura em que a economia enfrenta "mais riscos e incertezas" e afirmou que a China vai assumir um "papel construtivo" na reunião.
Zhang anunciou que Xi vai manter vários encontros bilaterais em Osaca e participar numa reunião com os presidentes dos países do bloco do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), cuja próxima cimeira realiza-se em Novembro deste ano no Brasil.

Tempo

Multimédia