Mundo

Ministro iraniano viaja a Paris para negociações

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Mohammad Javad Zarif, chegou, na manhã de ontem, a Biarritz, no sudoeste de França, onde os líderes do G7 se encontram, confirmou um dirigente iraniano.

Fotografia: DR

O site flightradar24.com indicou que um avião do Governo iraniano aterrou no aeroporto de Biarritz, fechado durante a Cimeira que decorre, de sábado até hoje, na região.
A televisão iraniana citou o Ministério dos Negócios Estrangeiros, dizendo que Javad Zarif não iria dialogar com a delegação norte-americana.
Questionado sobre as notícias de que Zarif tinha aterrado em Biarritz, Trump disse: “Sem comentários.” De manhã, Trump pareceu ignorar os esforços franceses para mediar a questão com o Irão, dizendo que, embora estivesse feliz por Paris contactar Teerão, ele prosseguiria com as suas iniciativas. O Gabinete do Presidente francês, Emmanuel Macron, cujo país organizou a Cimeira do G7, recusou comentar, tal como o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês. Macron recebe Zarif no Eliseu, na sexta-feira.
Os líderes europeus têm tentado abrandar um conflito, cada vez mais latente, entre Teeraão e Estados Unidos, desde que Trump retirou os EUA do acordo nuclear do Irão, mediado internacionalmente, em 2015, e reinstituiu sanções contra a economia iraniana.
A França disse que os líderes do G7 concordaram que Macron deveria realizar conversações com o Irão. No entanto, Trump, que impulsionou uma política de pressão máxima sobre o Irão, distanciou-se da proposta, dizendo que nem sequer a tinha discutido.

Tempo

Multimédia