Mundo

Moçambique regista mais oito casos e eleva total para 145

O Ministério da Saúde de Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais oito casos positivos e o total passou de 137 para 145, anunciou ontem a directora na-cional de Saúde Pública, Rosa Marlene.

Fotografia: DR

Dos oito casos registados, sete têm sintomatologia leve e um não tem sintomatologia. “Todos estão em isolamento domiciliar”, declarou Rosa Marlene, falando durante a conferência de imprensa de actualização de dados sobre a Covid-19 no país.

Dos novos casos, seis foram registados na cidade de Maputo (sul), um na província de Maputo (sul) e outro em Cabo Delgado (norte). “São todos cidadãos moçambicanos, um dos quais regressou há pouco tempo da África do Sul”, declarou Rosa Marlene, acrescentando que, neste momento, decorre o mapeamento dos contactos dos novos doentes.

Do total de 145 casos já registados em Moçambi-que, 85 estão na província de Cabo Delgado, 36 na cidade de Maputo, 12 na província de Maputo, oito em Sofala, um em Manica, dois em Inhambane e um em Tete. As autoridades de saúde de Moçambique registaram um total de 46 pessoas recuperadas e não têm registo de óbitos resultantes da doença.

No total, desde o anúncio do primeiro caso no país, a 22 de Março, foram feitos 6.272 testes, rastreadas 700.580 pessoas e 14.557 submetidos a quarentena, dos quais 1.900 continuam a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde.

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, admitiu na sexta-feira tomar medidas mais duras no âmbito do Estado de Emergência para a prevenção da Covid-19, se persistir o incumprimento de algumas restrições, no-meadamente, se os níveis de circulação interna continuarem altos.

O Estado de Emergência vigora desde 1 de Abril, tendo sido decretado até final daquele mês e depois estendido até ao final de Maio.
“Os próximos 15 dias são decisivos para determinarmos qual será a nossa forma de estar depois desta segun-da etapa”, disse ainda, garantindo que “ainda não é momento para relaxar as medidas”, concluiu.

Tempo

Multimédia