Mundo

Nove garimpeiros resgatados com vida

Nove mineiros ilegais, conhecidos por garimpeiros, foram resgatados com vida de uma mina de ouro que se encontrava encerrada nos arredores da cidade de Kadoma, a sudoeste de Harare, anunciaram ontem as autoridades.

Mineiros ilegais exploravam uma mina na cidade de Kadoma
Fotografia: DR

A mina tinha desabado a semana passada quando no seu interior estavam dezenas de pessoas, tendo na altura sido referido que muito dificilmente haveriam sobreviventes, dada a quantidade de água que se havia infiltrado na mina, chegando a atingir mais de quatro metros de altura.
Foi, pois, com espanto que no fim-de-semana nove homens, completamente enlameados, foram recuperados com vida no meio de um enorme amontoado de pedras.
De acordo com Tapererwa Paswavaviri, o engenheiro responsável pela mina que as autoridades haviam encerrado por não respeitar as regras de segurança, continuam a ser desenvolvidos esforços para saber se ainda existem mais sobreviventes e para recuperar os corpos das eventuais vítimas mortais, tudo com o apoio dos bombeiros e de uma equipa especializada que entretanto chegou da África do Sul.
Tapererwa Paswavaviri garantiu à imprensa que a mina estava já desactivada, por ordem das autoridades, quando na semana passada dezenas de falsos mineiros a invadiram na esperança de encontrar ainda ouro, ou outro metal precioso que pudessem comercializar no mercado não oficial.
Durante as últimas duas semanas têm-se abatido sobre o país fortes chuvas que levaram ao aumento do caudal, entre outros, do Rio Zimbabwe, que invadiu a mina e provocou o desabamento da estrutura de segurança e protecção.

 

Tempo

Multimédia