Mundo

Palestina: Hamas e Fatah acordam eleições “dentro de seis meses”

O Hamas e o rival Fatah acordaram a realização de eleições palestinianas “dentro de seis meses”, disseram, hoje, responsáveis dos dois movimentos à agência France Press.

Fachada da cidade de Ramallah, onde está localizado o centro administrativo da Palestina
Fotografia: DR

Segundo as fontes, o acordo entre o Hamas de Ismael Haniyeh e a Fatah de Mahmud Abbas prevê a realização de eleições legislativas e presidenciais, que serão as primeiras nos territórios palestinianos em quase 15 anos. 

“Chegámos a acordo para a realização em primeiro lugar das eleições legislativas, depois a eleição do Presidente da Autoridade Palestiniana e finalmente do Conselho Central da Organização de Libertação da Palestina (OLP) durante os próximos seis meses”, disse à AFP Djibril Rajub, alto responsável da Fatah, a maior facção da OLP.

Saleh al-Aruri, responsável do Hamas, confirmou à AFP o acordo alcançado após encontros na Turquia entre a Fatah, à frente da Autoridade Palestiniana que gere a Cisjordânia ocupada, e o movimento islâmico palestiniano, no poder na Faixa de Gaza. 

“Desta vez alcançámos um verdadeiro consenso (...), as divisões prejudicaram a nossa causa nacional e trabalhámos para as ultrapassar”, disse Al-Aruri numa conversa telefónica a partir de Istambul.

Tempo

Multimédia